sexta-feira, 30 de maio de 2008

O primeiro desejo

28 de maio. Eu, Taciana e Priscila fomos a um trailer de comida japonesa para reservarmos nosso jantar. Antes de efetuar o pagamento, eis que surge o primeiro desejo de Taciana:

"- Amor, eu estou com desejo de comer um niguiri" (bolinho de arroz em japonês).

Ufa, ainda bem que estávamos praticamente "com a mão na massa". Deliciou-se, e fomos para casa.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Nomes de bebês

28 de maio. Estamos jantando eu, Taciana e minha cunhada, Priscila. Começamos um papo de que nome dar ao bebê. Confesso que ainda acho tudo muito prematuro, mas não consegui esconder a minha ansiedade ... Que nome dar? Consigo antever o(a) chamando?

Várias sugestões foram dadas, muitas para alegrar a noite, motivo de risos e tudo o mais ... Alguns nomes nos remetem à nossa infância e adolescência ... Quanta gente conhecemos, de boa ou má índole, amiga, invejosa, querida, amarga, ... E de cada pessoa selecionávamos e descartávemos nomes ... mas, acho que as coisas não funcionam assim!

Seria mais fácil se juntássemos nomes como comumente se fazia (ou ainda faz): Renato + Taciana = Renatiana ou Tacinato!? :-) Não, não sou louco de fazer isso! Taciana tem um bom nome se o bebê for mulher, eu tenho um, caso seja homem. Mas, não concordamos ente si! Ufa ... esse tema ainda vai gerar muito "pano pra manga"! :-)

Dê sua sugestão, mas fundamentada, por favor! :-)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Opss.... conta errada... já estamos terminando a sexta semana!!!

Opss.... a mamãe de primeira viagem está fazendo as contas erradas....

Hoje já estamos completando seis semanas!!!!

O tamanho do embrião é de 4mm.
O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce.
Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.

Hoje estamos terminando a 5ª semana

Hoje estamos terminando a 5ª semana (2º mês lunar)
fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/gravidez/5_semana.htm

O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm.

O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.

Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.

Obs.: Já fizemos todos os exames iniciais de pré-natal ontem ;-)

domingo, 25 de maio de 2008

Os primeiros presentes

Sábado, 24 de maio. Compramos o primeiro presente de nosso bebê em Marília: uma roupinha com 2 ursos com o seguinte dizer: "Eu e o papai".
Priscila e Jan também deram um presente para o bebê: um par de sapatinhos! Ah, ganhamos deles também um livro intitulado "A Magia dos Bebês". Tia Rosana deu o primeiro pagão, e a tia Márcia, o primeiro brinquedo :-)

A revelação

Quinta-feira, 22 de maio. Com a companhia de Antonio, Alessandra e Helena, chegamos em Marília às 20:15! Fomos direto à casa do Tio Júnior para participarmos de mais uma comemoração em família.

Após cumprimentarmos a todos, a Taciana pediu a palavra e chamou-os para presenciarem uma surpresa. Acreditaram ser um presente em comemoração aos 29 anos de casamento de Dona Norma e seu Jogi. Para espanto de todos, notadamente de Dona Norma, entregamos-lhes um par de sapatinhos, uma chupeta, o exame de sangue e um bilhete dando-lhes as boas novas: "vovô e vovó, eu já tenho 5 semanas".

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Um bebê está a caminho!

20 de maio ... ficamos quase 3 horas esperando pelo atendimento do ginecologista. Inusitadamente, espantou-se ao saber que a Taciana estava apenas há dois dias "atrasada".

- "Coisas da minha mulher!", eu disse. Mas, ele analisou o resultado do exame e confirmou:
- "Meus parabéns!", segurei o choro. E ainda disse:
- "Segundo meus cálculos, a Taciana está de 5 semanas de gestação!"

Ficamos tão felizes que quase não fizemos as perguntas de praxe quanto a alimentação, exercício físico, etc. O médico nos enviou várias informações úteis por e-mail e nos disse que deveríamos marcar o primeiro ultra-som para daqui 15 dias. Será o "primeiro contato"!

Saímos do consultório e fomos a uma papelaria comprar um caderno para escrever nossas "memórias pré-parto", assim como neste blog. Compramos também papel de embrulho de presente para fazermos uma surpresa para a família da Taciana, que ainda não sabe de nada, e só saberá quinta-feira à noite, 22 de maio.

A missão

Acordamos cansados, consumidos pelo ansiedade da noite anterior. Fomos ao ginecologista para que ele autorizasse o exame de sangue. Depois de muitos telefonemas, conseguimos fazer o exame sem a tal liberação, pois o médico estava ocupado em uma cirurgia que durara a manhã inteira.

Foi uma tarde inquieta, onde eu e Taciana estávamos trabalhando "de corpo", apenas. Não parávamos de pensar no resultado do exame, que eu só iria buscar às 18h.

Sem poder conter sua curiosidade, o que já era de se esperar :-) , Taciana entrou no site do laboratório e viu o resultado do exame por volta das 16h. Parecia que um bebê estava a caminho, mas ainda precisávamos de uma confirmação médica ...

Ainda assim, fui ao laboratório pegar o resultado oficial, mas fui tão lento, que parecia não chegar ao destino. Ser pai é ... tremer nas pernas quando se recebe a grande notícia! Vi os números do exame e os interpretei leigamente como "grávidos"! Que felicidade!

Convidamos amigos para nosso apto e comemoramos o que parecia inevitável! Depois, liguei para meus pais e lhes dei a notícia: incredulidade e felicidade foram a tônica! Avisei também minha madrinha e meus primos Ricardo e Patrícia, e minha comadre Janaína.

Fomos dormir muuuuito felizes!

O primeiro ato

Era uma tarde de 18 de maio de 2008. Taciana reclamara de estar ansiosa para termos nosso primeiro bebê. Ao mesmo tempo, dissera que gostaria de fazer o teste de "farmácia". Depois de relutar um pouco, concordei que seria melhor para ela se desfazer dessa dúvida e ansiedade. Ao fazer o teste, surpresa! Positivo! Não acreditávamos! Será?

Fomos ao apartamento da Alessandra e Toño para contarmos a novidade. Ficaram surpresos, felizes, vibrantes! Ficamos todos emocionados! Helena vai ganhar um(a) coleguinha! Depois, fomos ao apartamento da Fabrícia! Mais festa!

Nossa primeira noite foi difícil, dormimos mal, ansiedade ... Queríamos fazer o exame de sangue no dia seguinte para comprovarmos o que parecia irrefutável.